Nós por cá

Poderia-se dizer que é por causa da crise que os Portugueses se encontram pessimistas mas a verdade é que com crise ou sem crise os Tugas raramente vêm o lado positivos das coisas.
Por esse mundo fora somos conhecidos pelo povo da "Saudade", do "Fado", do vinho do Porto, somos conhecidos por termos o Figo, o Eusébio, a recente estela Cristiano Ronaldo, pela hospitalidade, pela comida, etc, etc.
A verdade é que somos conhecidos por mtas outras coisas que cá não se sabe. O k se sabe e o k se ouve é k Portugal é um país de merda, só em Portugal para acontecer isto e aquilo, aquele país é k é, quem me dera fugir daki e mtos outros desabafos. Concordo que é necessário mudar o pais e há mta coisa que é necessária que seja feita. Mas não somos aquele país esquecido no fundo da Europa, somos um país e um povo que o mundo inteiro conhece ou que pelo menos já ouviu falar.
Aqui vão algumas curiosidades:

- A NASA e a Agência Espacial Europeia contactam empresas Portuguesas para evitarem situações críticas nos seus sistemas , o metro de Londres ou os caminhos de ferro da Holanda, Noruega, Finlândia e Dinamarca contactam empresas portuguesas quando necessitam de «software» de gestão do tráfego ferroviário.
- As máquinas e aparelhos eléctricos (moldes de plástico, electrónica, componentes para automóveis, equipamento pneumático e hidráulico) constituem a principal exportação nacional.
A Samsonite, Nokia, Mercedes-Benz e Porsche procuram o «design» e a engenharia da indústria portuguesa de moldes.
- 26 milhões de americanos que dormem em lençóis portugueses.
- Portugal lidera as exportações europeias de têxteis-lar e é o que terceiro maior exportador mundial. Criamos fatos inteligentes para bombeiros que retardam a acção do fogo.
- Tony Blair, o rei de Espanha, Bill Clinton, Hugh Grant, Ben Affleck, vestem fatos da Vicri, uma empresa nacional. Robert De Niro usa chapéus da Fepsa, outra empresa portuguesa. E muitas outras se distinguem no vestuário, como a Lanidor, Dielmar, Diniz e Cruz, Impetus e Salsa Jeans.
- somos lideres na tecnologia do calçado e terceiro maior exportador europeu. 90 milhões de pessoas em todo o mundo calçam português. Steven Spielberg é um deles. A Swear produziu calçado para a saga Star Wars. E a Fly London, Yucca e Aerosoles também se afirmam internacionalmente.
- Foram técnicos portugueses que que inventaram os cartões pré-pagos para telemóveis.
- Mobycomp, Quadriga, YDreams (criador de soluções tecnológicas para clientes globais como a Adidas, Vodafone ou Nokia) são algumas das empresas mais inovadoras a nível mundial.
- Portugal é conhecido como o maior produtor mundial de cortiça
- A Vista Alegre/Atlantis é um dos dez maiores grupos mundiais de louças de porcelana.
- os primeiros cartazes de publicidade foram utilizados por um português (publicidade ao licor Beirão)
- um Português imigrado na Venezuela inventou um método original de preparação de gelados, já comercializou 830 sabores diferentes e entrou no guiness

Muito mais havia pa dizer mas infelizmente tenho de ir para as aulinhas :P
Provavelmente já conheciam algumas destas coisas mas mesmo assim resolvi partilhar.

7 Costelinhas:

Tiago Guimarães disse...

Pois é... se tivéssemos mais gente como quem fez isso tudo isto estava bem melhor que o que está.

Mas é um bom princípio. Ainda vamos ver os espanhóis a vestirem roupa nossa e a chamarem-lhe Ibérica :P

Zientist disse...

Aconteça o que acontecer
Orgulho de ser português nunca há-de desaparecer.

Vitor disse...

Malta ... que que estou a viver fora de Portugal, só digo que apesar de sermos um país pequeno, temos muitas merdas que os outros paises teem e melhor...o problema é que não valorizamos o que temos...isso sim....

Ricardo disse...

ja que falamos em feitos lusitanos dos quais muito nos orgulhamos, porque nao referir que o nosso grande FCP ja ganhou entre muuuuuitos outros titulos, 1 taça dos campeoes europeus,1 liga dos campeoes,1 taça uefa, 1 supertaça europeia, 2 taças intercontinentais?
e um facto de relevar nao acham?
ah...e portugal inventou o TCA...quantos se podem orgulhar disso tambem?
ahpoizzzéee....:)

Nuno Marques disse...

Acho que de uma maneira ou outra o povo português entrou em depressão e quando digo depressão não falo da crise mas naquele profundo estado de tristeza. Não acreditamos em nós. É por isso que cada vitória internacional é vista e tratada como uma grande vitoria e cada resultado mau é visto como a grande catástrofe. Estamos bipolares. Precisamos de tranquilidade e que nos deixei recuperar a confiança no Português como povo. Já fomos grandes, já fomos inovadores. Estamos lentamente a ficar novamente inovadores. Precisamos de tempo e de protecção. Estou convicto se investirmos em nichos de mercado podemos atingir a excelência novamente. Já agora... temos que parar de voltar as costas ao mar e voltar a abraça-lo como fizemos anteriormente.

Nós não vivemos num pais de merda, fazemos com a nossa inercia que ele não evolua. Ao lutarmos pelos nossos ideais ajudamos este país a crescer.

Ricardo disse...

MALTA VAMOS INOVAR...!!!!!
QUEM E QUE QUER COMECAR A BEBER CERVEJA PELO BIDÉ????

eheheheh

Teresa disse...

mas kem é este ricardo????? por favor "axam ké facil estar aki??" a ler estas parvoices k ele escreve???

coiso, assim nao da... coiso!!!

ihihih