Pré-Escuta (16 Mai)

Ora, então, cá está a (pedida) Churrascada Semanal sobre música!!!;-)
Nestes posts, vou tentar apresentar-vos algumas novidades musicais, que vão chegando às nossas lojas...
Confesso que este não será um post fácil, pois, ao contrário do cinema, não há um dia fixo para os lançamentos de CD's. Embora uma boa parte deles sejam lançados à Segunda-feira, nem sempre é assim. Por isso, vou tentar apresentar-vos, aos Sábados, o que será lançado na Segunda seguinte.
Não será fácil, também porque não há grande informação sobre os lançamentos musicais... mas vou tentar dar o meu melhor, e fazer sempre várias pesquisas, para vos poder ir apresentando aqui alguns desses lançamentos... tentando não me preocupar apenas com o meu gosto pessoal, mas sim dar destaque a vários estilos musicais.
O Vitor tinha sugerido que aqui colocasse uns 4 lançamentos internacionais e 2 nacionais, mas, para que o posts não fiquem muito grandes, e porque não há assim tantos lançamentos todas as semanas, vou apenas colocar 3 internacionais e 1 nacional, mas, sempre que possível, com um vídeo (de uma das músicas do álbum) a acompanhar cada lançamento (em vez de aqui colocar os nomes das músicas do álbum, que não seriam grande ajuda... se quiserem saber quais as outras músicas, procurem na net!:-p).

Nestas primeiras semanas, este post não será, propriamente, uma pré-escuta, mas será mais uma pós-escuta, pois vou começar por colocar alguns CD's que já se encontram no mercado... mas com o tempo, este post fará jus ao nome!:-)

Nesta primeira semana, os destaques vão para o Hard Rock dos Mastodon, o Jazz do veterano Allen Toussaint (de certeza que conhecem a música do vídeo de bónus), para o Rock Português (dos Xutos, claro!), e sem esquecer uma das minhas bandas preferidas, que estará brevemente em Portugal... os Depeche Mode!

Posto isto, e sem mais demoras, aqui ficam os destaques desta semana... (Venham de lá as críticas)

«Sounds Of The Universe» - Depeche Mode

Um dos discos mais esperados deste ano e o primeiro de originais desde o lançamento de "Playing With The Angel". O álbum gravado entre Santa Barbara e New York marca o retorno da lendária banda após a edição de "Playing The Angel" em 2005. Ben Hillier (Blur, Doves, Elbow), que já tinha sido o produtor do álbum anterior, volta a reunir com o trio Martin Gore, Dave Gahan, e Andy Fletcher. Esta foi provavelmente a colaboração mais estreita de sempre entre Martin e Dave no que diz respeito à composição de temas. Eles partilham ainda vocalização de várias canções e Dave escreveu 3 temas do álbum "Hole To Feed", "Come Back" e Miles Away /The Truth Is". O single é o tema "Wrong" da autoria de Martin Gore.



«The Bright Mississipi» - Allen Toussaint

Novo disco do lendário pianista de New Orleans Allen Toussaint. «The Bright Mississipi» é uma homenagem à música da sua cidade natal. Este é o primeiro álbum de Toussaint em mais de uma década e foi produzido pelo seu colaborador habitual Joe Henry. O disco contém canções de gigantes do jazz como Duke Ellington, Django Reinhart, Jely Roll Morton ou Sydney Bechet. Allen Toussaint contou com um grupo de músicos de primeiro nível para gravar o disco: Brad Mehldau, Joshua Redman, Nicholas Payton, Marc Ribot ou Don Byron usaram a sua magia para dar forma a este maravilhoso disco.




Vídeo "Bónus"!;-)

«Crack The Skye» - Mastodon

Desde que, em 2006, os Mastodon editaram "Blood Mountain", a sua ascensão entre o público e crítica foi fulminante em todo o Mundo. «Crack The Skye» é um dos discos mais esperados da história do Hard Rock. O álbum foi produzido pelo afamado Brendan O’Brien (Rage Against The Machine, Springsteen, Pearl Jam, AC/DC…).


«Xutos & Pontapés» - Xutos & Pontapés

Xutos & Pontapés é o nome do novo álbum da maior banda do rock português, e é lançado no ano em que a banda comemora 30.º anos de carreira. As celebrações começaram em Janeiro, no dia que assinala a formação dos Xutos, com uma festa de arromba no Pavilhão de Portugal e culminará com um concerto no Estádio do Restelo, dia 26 de Setembro. O primeiro single retirado de Xutos & Pontapés, "Quem é Quem" e já um sucesso de rádio.

2 Costelinhas:

Vitor disse...

Grande Tó.... O MEU MUITISSIMO OBRIGADO... Eu que apenas queria umas indicações de música, porque sinceramente estou bastante desactualizo, e gostaria de saber novidades musicais e novas tendências, isto é muito mais que poderia pedir....

Uma sugestão, como disseste que não existirão muitos lançamentos, porque numa semana que hajam lançamentos por exemplo 2 lançamentos aproveitas e fazes sugestões de bandas ou cantores segundo os teus gostos ou algo que te pareça bem.... basicamente a minha dica quando falei eram ou novidades ou bandas que não sejam conheçidas, novidades para mim ...implica algo que desconheça.... apenas uma sugestão ....

Obrigadissimo, que aqui está muito trabalho!!!!

Quanto aos lançamentos/ já lançados Depeche Mode, já o tenho ...ehehehe

O senhor pianista, vou ver como é a coisa...o hard rock.... enfim dar-lhe-ei o beneficio da duvida, apesar de não ser muito o meu estilo...
Pr fim, Xutos, sinceramente ...passo

Volto a repetir

Muchas gracias pela rubrica

disse...

Caro Vitor,

Obrigado pelos comentários!:-)

Quando pedi para fazer parte dos "posters" (antes poster do que cromo :-D) do blog, foi com o intuito de tentar postar coisas que mantivessem a boa qualidade do blog, mas trazendo algo de diferente do que por cá vem aparecendo (a tal partilha de conhecimento, de que falas... embora sejas um exagerado, e o conhecimento não seja assim tanto :-p), de forma a não fazer qq tipo de "concorrência" aos bons posts que por cá vão aparecendo, e de forma a diversificar um pouco mais os posts/temas.:-)
Tudo isto obriga-me a ter algum trabalho e a fazer alguma pesquisa (mas como vou tendo algum tempo livre, sp o ajuda a passar), mas é bom para mim, pq assim tb me vou mantendo actualizado!:-)

Quanto à tua sugestão, eu percebi o que querias, mas optei por um post semanal apenas com "verdadeiras novidades" (mas até podem surgir coisas menos conhecidas), e quanto às "outras novidades", ou seja, as bandas menos conhecidas, tb as vou postando aqui, em posts esporádicos (como foi o caso da música Pump Up The Jam, dos Norton), para não sobrecarregar muito o povo!

Espero que esteja tudo a correr bem por aí... e que te mantenhas atento ao que se passa por cá... pelo blog, por Espinho e por Portugal!:-)

Abraço