Pré-Escuta (23 Mai)

Esta semana, continuamos mais numa de pós-escuta, do que de pré-escuta, pois vou destacar alguns álbuns que foram lançados no mês passado!
A todo o momento, somos "bombardeados" com música americana (ou anglo-saxónica)... seja na rádio, na televisão, na internet, etc... por isso, esta semana resolvi destacar algo de diferente, música que se vai fazendo um pouco por todo o mundo.
Assim sendo, os destaques internacionais, desta semana, vão para um dos melhores intérpretes da música brasileira, Caetano Veloso, com um álbum que aborda sonoridades de Samba e de Rock, para a Italiana, Gianna Nannini (a da música "Meravigliosa Creatura", do anúncio ao FIAT Bravo) e, para terminar, para os Espanhóis (ou Catalães, como preferem ser chamados), Ojos de Brujo.
Como destaque nacional, apresento-vos, esta semana, o novo álbum dos Blasted Mechanism.
Aqui vão os destaques musicais da semana...

«Zii & Zie» - CAETANO VELOSO

Zii e Zie - que significa tios e tias em italiano ” - foi inspirado na obra de um Nobel da Literatura - Orhan Pamuk. Caetano Veloso explica, no seu blogue: "(…)Escolhi o nome pela impressão curiosa e bela que essas palavras simples causam quando escritas juntas. As encontrei assim na tradução italiana de `Istambul´, de Orhan Pamuk, que li na ida à Turquia, presente de uma italiana espectadora assídua dos meus shows. É um modo livre, misterioso e revelador de coisas que não sei, de nomear um disco tão lançado à aventura”. Caetano Veloso manteve os mesmos músicos de "Cê" para fazer este disco, que aborda sonoridades de samba e rock. Daí os subtítulos “Transambas” e” Transrock”!




«Giannadream - Solo I Sogni Sono Veri» - Gianna Nannini

Apesar da já longa carreira, Gianna Nannini ficou conhecida sobretudo devido ao tema ‘Meravigliosa Creatura’, do álbum ‘Grazie’, lançado em 2006, que se manteve em primeiro lugar em Itália durante 11 semanas consecutivas, permanecendo 63 semanas nas tabelas e conquistado 5 galardões de Platina! A artista assinou, entretanto, pela Sony Music e lançou a 27 de Abril um novo álbum intitulado 'Giannadream - Solo I Sogni Sono Veri', cujo single de avanço é o brilhante tema "Attimo". Este novo registo de originais é o exemplo do melhor trabalho de Gianna, incluindo todos os elementos-chave de um disco de sucesso, uma extraordinária fusão de rock e melodias clássicas, letras imediatas e fortes e uma equipa de produção internacional de luxo, composta por Gianna Nannini, Will Malone e misturado por Cenzo Townshed (Snowpatrol e U2).




«Aocana» - Ojos de Brujo

Os Ojos de Brujo nasceram muito antes de se terem juntado. Surgiram das experiências musicais dispersas dos seus futuros membros. Duma enorme vontade de experimentação com os sons tradicionais do flamenco tão típico de Espanha onde viriam a confluir como banda em 1996.
O ambiente urbano de Barcelona foi o palco perfeito para a banda estudar os pontos comuns entre o flamenco e outros estilos de música como a rumba ou até o hip hop, numa fusão recheada de modernidade que começou a chamar a atenção também pela sua força em palco.




«Mind at Large» - Blasted Mechanism

“Mind at Large” é um disco Solar onde a estética e sonoridade singulares do grupo conduzem a uma nova proposta de navegação nesta nave espacial que é a Terra. Um álbum em que os Blasted Mechanism apresentam uma tecnologia inovadora que permitirá desfrutar de uma experiência única: o acesso a uma nova dimensão de realidade aumentada, proporcionando uma viagem aos antípodas da mente. “Start to Move” é o single de antecipação que conta com a participação especial de um dos mais paradoxais pensadores portugueses do século XX, o Prof. Agostinho da Silva.


0 Costelinhas: