Do outro lado da fronteira

No seguimento do início desta rúbrica, esta semana vou falar de um prato característico que se come por estes lados. (Não sei porque mas isto soa a introdução feita por José Hermano Saraiva eheheh)

Calçots

Bem, esta semana fui até á montanha fazer uma calçotada, algo característico da região ocidental da Catalunha que agora já se espalhou por toda a região.
Uma calçotada é comer calçots e calçots são uma espécie de cebolas que só cultivadas com este propósito (De um modo muito simples é uma cebola a meio caminho do seu crescimento). A única diferença é que á medida que vão crescendo, o tronco deste vegetal vai-se tapando para ficar "tenro" porque é a parte que se come. São assadas directamente na brasa e comem-se com a mão passando antes os calçots por um molho característico (salsa romesco). Esta salsa também é característica daqui e tem um sabor obrigatóriamente picante e além dos calçots é usada para também acompanhar carnes, verduras e peixe. Para fazer este molho há muitas receitas, consoante o gosto da pessoa e o que seja para acompanhar, mas o base é azeite, avelãs, tomate, vinagre, nozes, alho, amêndoas, enfim...anda majomenos por aqui.

Assim sendo aqui apresento os calçots (ou cebolas!!!) e o molho romesco. De notar que quem não gosta de calçots o lume é utilizado também para fazer umas costoletas e assar uma carne e enchidos. AAAhhhhhhhhhh e claro está que tudo isto é sempre bem regado com vinho, tinto de preferência, mas vinho.....muito vinho!!!!!

Primeiro video é a festa que o pessoal faz em Valls que é a terra originária desta comida, o segundo video para quem ainda não percebeu como se come deixo uma ilustração. No video o senhor tem uma babete, mas não a tem por acaso, porque para comer isto supostamente também é costume ter uma babete para não cagar a roupa toda.




3 Costelinhas:

Nuno Marques disse...

Parece ser bom. É parecido com os nossos pimentos assados mas em versão cebolas piquenas.

Temos que experimentar numa das megas assadelas da febra. Temos é que ter a receita do molho.

Tiago Guimarães disse...

Muito gostam esses gajos de "Pinchos"!!!

E Pimentos Padrón? Nom?

Zientist disse...

Gosto desta rúbrica, ficamos a conhecer melhor os costumes dos nuestros hermanos de la catalunha.

Comer cebolas com molho de salsa romanesco quer-me parecer que no dia seguinte tá tudo de esguicho eh eh eh.

A festa de la calçotada parece o S.João mas em ves de alho porro usam calçots
eh eh eh