Pré-Escuta (25 Jul)

Esta semana, resolvi misturar neste Pré-Escuta bandas consagradas, com bandas que apenas agora estão a aparecer, e bandas que já adquiriram algum estatuto no mundo da música.
Assim sendo, o destaque nacional vai para os Fingertips, que, após o enorme sucesso do 1º álbum, não conseguiram repetir o feito com o 2º, e estão agora de regresso para tentar repetir o êxito inicial.
Quanto aos destaques internacionais, os destaques vão para os veteranos Sonic Youth (responsáveis por aquele que terá sido o pior concerto da minha vida... mas que depois se redimiram, dando um excelente concerto, na 2ª vez que tive a oportunidade de os ver ao vivo), para os já afirmados britânicos Kasabian, que sendo uma banda rock, gostam de misturar outros estilos nas suas músicas, e, destaque ainda, para os estreantes La Roux, a banda da sra. do cabelo esquisito, que promete ser um dos grandes destaques da cena musical deste ano... uma banda a seguir com atenção!

Sem mais, aqui vos deixo os vídeos...

«Eternal» - Sonic Youth

Sonic Youth é uma banda de rock alternativo norte-americana, formada no ano de 1981, em Nova Iorque. Sua formação atual é Thurston Moore (vocais e guitarra), Lee Ranaldo (vocais e guitarra), Kim Gordon (baixo, guitarra e vocais), Mark Ibold (baixo) e Steve Shelley (bateria). O grupo possui um estilo musical que mistura rock alternativo, elementos de noise, post-punk e composições avant garde. Ícone da música e da cultura alternativa norte-americana, seu estilo é considerado bastante peculiar e criativo, fundamentado em experimentações melódicas, com influências do punk rock e do hardcore.


«West Rider Pauper Lunatic Asylum» - Kasabian

Kasabian é uma banda de rock inglesa formada em 1999. O nome da banda foi retirado de Linda Kasabian, uma das integrantes do culto de Charles Manson. A banda já foi comparada ao Primal Scream, por misturar indie rock/eletrônico e as bandas Oasis e Stone Roses, pelo timbre do vocalista Tom Meighan. A banda tem três álbuns, e ganhou vários prêmios ao longo da curta carreira.


«La Roux» - La Roux

La Roux é um duo inglês de synthpop, formado pela cantora e compositora Elly Jackson e o co-escritor e co-produtor Ben Langmaid. Lançaram o primeiro single em 2008, Quicksand, pela gravadora Kitsuné Music. O segundo single In For The Kill (Polydor) alcançou o 2º lugar no Uk Single Chart e 9º no Eurochart em 2009, ganhando reconhecimento por toda Europa. Em julho de 2009 o terceiro single Bulletproof foi lançado e estreiou em 1º lugar no Uk Single Chart, uma semana depois o primeiro album La Roux foi lançado e estreiou em 2º lugar no UK Album Chart.


«Magic Heart» - Fingertips

DO IT ( magic colors) o single de avanço do novo trabalho discográfico abre o ano de 2009 e confirma que os FINGERTIPS querem percorrer novos caminhos sonoros, onde ritmos poderosos se misturam com melodias contagiantes. “ Tocar nas cores mágicas do teu coração” é o mote lançado por Zé Manuel, letrista e líder da Banda. Rui Saraiva e Hélder Matos assinam mais uma vez a composição e produção deste novo trabalho.

1 Costelinhas:

Tiago Guimarães disse...

Pra não dizeres que não comento.

As duas primeiras são excelentes.
Sonic Youth é sempre grande! E estes Kasabian parecem-me muito bons mas a ver vamos.

A terceira é synthpop... o que pra mim pessoalmente é muito mau!

A quarta é mais do mesmo desta banda. Letras num inglês entre o incompreensível e o esquisito e uma música que parece feita de samplers.