Pré-Escuta (04 Jul)

4 de Julho, Independence Day, nos EUA, Dia da Cidade de Coimbra, e dia de mais um Pré-Escuta...
Assim sendo, e por ser feriado em Coimbra (mesmo não sendo ano de Rainha Santa - que apenas se comemora de 2 em 2 anos, vá-se lá saber porquê?), começo pelo destaque nacional... uma banda de Coimbra (da qual sou fã, e conheço um dos membros), que já tive oportunidade de ver ao vivo (na 1ª parte do concerto dos Violent Femmes, em Coimbra), e que tem uma sonoridade bastante interessante. Depois de uma experiência menos conseguida, do meu amigo Bruno Simões, numa banda chamada "Tu Metes Nojo" (que tiveram alguns episódios caricatos, como fazer músicas apenas lendo um folheto de produtos do Continente - dizendo os preços dos mesmos - atirar a cabeça de um Porco para o meio da plateia, serem expulsos do palco, por insultarem a cantora Micaela, etc.), eis que, agora, se vê envolvido num projecto de bastante qualidade, que são os "Sean Riley & The Slowriders".
Quanto aos destaques internacionais, embora seja o Dia da Independência dos EUA, nem todos eles são americanos, pois há a intromissão do escocês (com nome, e ascendência, italianos) Paolo Nutini. Escocês esse, que será talvez o destaque menos conhecido pela maior parte de vós, pois todos devem conhecer os "Dave Matthews Band" e os "Black Eyed Peas".
Bem, mas o paleio já vai longo, e vamos mas é aos destaques...


«The E.N.D.» - Black Eyed Peas

Os Black Eyed Peas têm novo disco. «The E.N.D.» (Energy Never Dies) está já disponível nas lojas de todo o Mundo. A capa do álbum, agora conhecida, é, segundo afirma Will.i.Am no seu blog, a face digital da banda.





«Big Whiskey and the GrooGrux King» - Dave Matthews Band

Novo disco de Dave Matthews Band. "Big Whisky and The GrooGrux King" é o sétimo álbum da banda Dave Matthews e o primeiro desde "Stand Up", de 2005. O disco foi produzido por Rob Cavallo (Green Day, My Chemical Romance) e contém 13 novas canções. Big Whiskey é uma homenagem a Lroi Moore, o saxofonista da banda, falecido no Verão de 2008, em plena gravação do álbum.




«Sunny Side Up» - Paolo Nutini

«Sunny Side Up» é o novo disco de Paolo Nutini, que sucede ao seu debut álbum "These Streets" (2007), tendo vendido mais de 2,3 milhões unidades no mundo inteiro (1,3 milhões no UK e 927 em Portugal). Aos 22 anos, o músico escocês (ascendência italiana de pescadores há quatro gerações na Escócia), com influências assumidas de nomes como Van Morrison, Beatles, Fleetwood Mac, Cat Stevens e U2, apresenta um registo mais maduro, que mistura de uma forma contagiante o folk, o pop e o reggae, estando a conseguir superar a expectativa dos media e do mercado relativamente ao, sempre decisivo, 2º álbum: iTunes: 1º lugar UK, Irlanda, Holanda, Suíça, Itália; 2º no Luxemburgo; e no top 5 em França, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Noruega). O primeiro single do álbum, com 14 temas, é o soberbo tema "Candy".





«Only Time Will Tell» - Sean Riley & The Slowriders

Depois da distinção conseguida com o excelente álbum estreia, Farewell, e de terem percorrido os palcos de todo o país (com passagens marcantes pelo Festival de Paredes de Coura, Festival Para Gente Sentada, Coliseu dos Recreios, Aula Magna, Teatro Sá da Bandeira e partilhando palcos com Aimee Mann, José Gonzalez, Nina Nastasia, Violent Femmes, Mark Kozelek e Wraygunn) Sean Riley and the Slowriders afirmaram-se como um dos mais estimulantes projectos da nova música nacional.
Produzido por Nelson Carvalho e gravado nos Estúdios Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, Only Time Will Tell é uma colecção de grandes canções que confirma o dom natural de Sean Riley na arte de bem compor, e que destaca o bom gosto nos arranjos dos Slowriders. É mais um passo seguro na carreira duma banda com um talento inesgotável.


1 Costelinhas:

Zientist disse...

Já tenho ao album the Dave Mathews e aconselho.

Sean Riley estou curioso em ouvir pois tenho um album deles mais antigo e é um som muito porreiro, alé, disso são portugueses e são a prova que cá temos bons valores.