Pré-Escuta (13 Jun)

Esta semana, resolvi dedicar os destaques à voz!
Ou seja, as músicas que vos apresento, têm em comum o facto de serem cantadas por grandes vozes da música internacional e nacional.
Algumas, bem conhecidas, como são os casos da do Sr. Sinatra (conhecido por THE Voice), ou a da Sara Tavares. Outras, talvez, menos conhecidas... casos da de Lisa Ekdahl (uma cantora Sueca, que actuou há cerca de meio ano em Portugal, e que vai regressar, no dia 23 de Julho, para um concerto em Mafra), e da de Natasha Khan (vocalista da banda Bat For Lashes).
Não me vou alongar mais nos comentários, para que possam apreciar as vozes que vos apresento...

«Classic Sinatra II» - Frank Sinatra


Ao falar-se de Francis Albert Sinatra corremos sempre o risco de nos repetir pois tanto já se disse e tantos elogios foram feitos que fica difícil escrever sobre esse ícone do século XX. Sinatra foi, sem sombra de dúvida, o mais perfeito crooner de todos os tempos. A sua voz, música e as suas interpretações inigualáveis encantaram várias gerações e permanecem até hoje como dos mais representativos e perfeitos exemplos de canto do "soongbook" norte-americano. Nos palcos, a sofisticação do jazz e do blues, o profissionalismo e o charme. No cinema, memoráveis interpretações que o levaram aos Oscar e Globos. 11 anos após o seu desaparecimento, a EMI edita "Classic Sinatra II", depois do multi-platinado "Classic Sinatra" (2000) - mais de dois milhões de cópias vendidas. Esta nova compilação reúne 21 canções gravadas para a Capitol entre 1954 e 1961 - 15 temas de álbuns conceptuais como por exemplo "Come Dance With Me!" (1959), "Songs For Swingin' Lovers" (1956), "This Is Sinatra" (1956) ou "Nice 'N' Easy" (1960) - os três últimos com o mago dos arranjos orquestrais Nelson Riddle -, os singles "Love And Marriage", "(Love Is) The Tender Trap", "Learnin' The Blues", "High Hopes" e ainda "This Can't Be Love" nunca antes editada.


«Give me that slow knowing smile» - Lisa Ekdahl

"Give me that slow knowing smile" é o mais recente álbum da Sueca Lisa Ekdahl cantado em Inglês. Depois de tributos á sonoridade Jazz e Bossa Jazz, Lisa Ekdhal apresenta-nos um álbum pop-folk totalmente escrito e composto pela própria e produzido pelao consagrado Mattias Blomdahl. "Give me that slow knowing smile" é uma explosiva mistura de sons, influencias e emoções, toda ela incluída neste fantástico disco.



«Two Suns» - Bat For Lashes

Natasha Khan é o nome, a voz e o cérebro do projecto Bat For Lashes. «Two Suns» é o seu segundo disco e com o seu primeiro foi mesmo nomeada em 2007 para um Mercury Music Prize e ganhou duas nomeações nos Brits de 2008. Bat For Lashes é sem dúvida dos projectos actuais que mais tem despertado interesse. Este seu novo trabalho conta com a participação de nomes como o lendário Scott Walker que participa num dueto com Natasha no tema "Big Sleep" e ainda por David Kosten (Aka Faultline) na co-produção, entre outros.


«Xinti» - Sara Tavares

Um convite a sentarmo-nos, a descontrairmo-nos, a deixarmo-nos embalar. Um convite a sentirmos um talento que cresce e se desenvolve em novas e surpreendentes direcções com cada novo trabalho. A sentirmos uma música que vem da alma e nos revela novas e deslumbrantes facetas da sua autora. É, acima de tudo, um desafio: "XINTI!" "SENTE!" Porque é isso que o quarto álbum de Sara Tavares nos pede: que sintamos.

2 Costelinhas:

Raqui disse...

Obrigada pela musiquinha ;) É muito Lisa! Estou curiosa como resto do álbum :)

Tiago Guimarães disse...

O Ol'Blue Eyes é sempre uma cena seja em que tempo for!

Quanto à Lisa Ekdahl, eu e a Raqui já ouvimos essa música ao vivo :)