Pré-Escuta (15 Ago)

«Break Up» - Pete Yorn & Scarlett Johansson

Três anos depois do cantor norte-americano se ter juntado a Scarlett, o tema «Relator» antecipa a chegada de «Break up», um álbum de duetos, que será lançado dia 14 de Setembro em Portugal.
A parceria foi inspirada nas gravações de Serge Gainsbourg com Brigitte Bardot na década de 1960. A concepção do disco era um sonho de Yorn, que convidou a actriz para o projecto. «Eu sempre pensei que neste álbum como um projecto entre amigos», confessou Scarlett em entrevista ao «Elmundo».
«Break up» é um álbum de canções pop sobre um relacionamento tempestuoso ao longo de oito temas escritos por Yorn e uma versão de «I Am the cosmos», do compositor Chris Bell.
Este será o segundo trabalho da actriz na indústria fonográfica, depois de ter participado em «Anywhere I Lay My Head», disco com releituras da obra do cantor Tom Waits, com a participação de David Bowie.



«???» - Air Traffic

Air Traffic é uma banda inglesa de indie rock vinda de Bournemouth, Inglaterra. O nome foi inspirado quando, durante os ensaios numa pista próxima ao Hurn Airport, os sinais de tráfego aéreo (air traffic) podiam ser ouvidos nos amplificadores. Sua marca registrada musical é o emprego do piano misturado com indie rock.



«Humbug» - Arctic Monkeys

Terceiro disco da banda britânica de Sheffield sucede a Favourite Worst Nightmare (2007) e Whatever People Say I Am, That's What I Am Not (2006), produzido por Josh Homme, em Los Angeles, e James Ford, no Broklyn, o trabalho do quarteto foi inspirado no Black Sabbath."Humbug" é um arcaísmo inglês usado como interjeição, com o sentido de "disparate!".



«The Bombazines» - The Bombazines

Elementos ligados a projectos musicais portuenses de diferentes tipologias e qualidade comprovada, reuniram-se recentemente, como The Bombazines, firmes na intenção de viajar e desbundar por canções fora de época, assentes na vertente mais “áspera”, mais “suja”, da tradição soul/funk – naquela fase rare groove, a abrir caminho para o p-funk, bastante psicadélica, ali na fronteira dos anos 60/70. Pela mão de Eurico Amorim, os teclados vintage estão lá, quase omnipresentes, quase instrumento solo, a recordá-lo, enquanto Marta Ren se transfigura em espantosas vocalizações funk “old school”. Mas, já que estamos em ambiente psicadélico, a viagem não acaba por aqui. Quando Rui Gon entra em acção, há rasganços hardcore que nos disparam tanto para a actualidade rock como para a “Madchester” da transição dos anos 80/90, no âmbito da qual já se haviam levado a cabo reinterpretações do rare groove, com o primeiro boom das raves como pano de fundo (Happy Mondays, Stone Roses, Primal Scream…). A música dos Bombazines é toda uma viagem sonora e alucinada pelo passado, a soar extremamente actual. Percorrendo criações que respiram coerência, maturidade, solidez, intemporalidade e uma grande vontade de gozo. Marta Ren (voz) era a vocalista dos Sloppy Joe. Rui Silva “Gon” (voz) foi vocalista dos Zen, dos Mata tu Patrón e dos Hiena. Miguel Barros (baixo) passou pelos Zen e pelos Hiena e integra a banda suporte de Jorge Palma. Eurico Amorim (teclados Hammond) tocou com os Mesa e está ligado a vários projectos: Insert Coin, Lucky Stereo, Supernada e Sizo. Nuno Mendes (programações) integrou a primeira formação dos Bandemónio e criou entretanto os Lucky Stereo.

0 Costelinhas: