Pré-Escuta (08 Ago)

Mais uma semana, de um Verão que teima em não chegar (pelo menos, do Mondego para cima), e mais uma semana de novidades musicais.
Esta semana, trago-vos sonoridades diferentes, e alguns nomes (mais ou menos) desconhecidos...
Assim sendo, destaque Nacional para os "Cacique '97", uma banda lisboeta, que mistura os sons de África com sons portugueses, criando algo bastante audível... algo de diferente neste blog, os sons "de África".
No que diz respeito ao que se vai fazendo lá fora, acabo de reparar, que os destaques desta semana vão inteirinhos para as ladies. Todas elas com estilos diferentes, mas com algo em comum... belas vozes! Senão, vejamos...
Destaque para o novo álbum de Colbie Caillat, jovem (24 aninhos apenas) cantora Norte-americana, que conquistou o mundo da música com o seu álbum de estreia "Coco" (nada de pôr acentos!), e que lança agora o 2º, na esperança de alcançar de novo sucesso.
Outra menina em destaque, é a, também jovem, cantora (ou "cantautora") Norte-americana, Christina Courtin, que lança o seu álbum de estreia com músicas escritas pela própria. Dona de uma bela voz, conquistou já a imprensa Americana e não só.
Para terminar, outra bela voz, num estilo mais Jazz (há quem a compare com Diana Krall ou Norah Jones), a da jovem (esta de 23 anos) Melody Gardot, que aos 19 anos sofreu um acidente que quase lhe roubou a vida, mas que acabou por lhe dar mais força para fazer o que realmente gosta... música.
Feitas as apresentações das meninas (e não só), passemos ao que interessa... as músicas!

«Breakthrough» - Colbie Caillat

Colbie Caillat prepara-se para editar o seu novo álbum. Breakthrough tem edição prevista para o final do Verão. A cantor/compositora, residente em Malibu, cuja voz conquistou uma legião de fãs que começaram por segui-la no Myspace muito antes do lançamento do seu álbum de estreia, COCO (2007), está a trabalhar com um impressionante conjunto de produtores, compositors e artistas no seu novo álbum. Falamos de nomes como John Mayer, Rick Nowels (Madonna, Nelly Furtado, Dido entre outros), John Shanks (Michelle Branch, Celine Dion entre outros), e ainda Kara DioGuardi (Celine Dion, Kelly Clarkson, Carrie Underwood).




«Christina Courtin» - Christina Courtin

Para além de cantar, Christina Courtin compõe todos os temas do seu álbum de estreia, escreve todas as letras, toca viola, piano e fez os arranjos de cordas em três músicas. Uma self-made woman que bem podia estar sozinha... Mas não é o caso, são vários os músicos de primeira-linha que a acompanham no disco, como por exemplo Marc Ribot (um dos maiores guitarristas do mundo e companheiro quase inseparável de Tom Waits) ou Greg Cohen (produtor e baixista de jazz que já trabalhou com Herbie Hancock, John Zorn, Dave Douglas). A imprensa e o público norte-americanos estão rendidos. New York Time, Time Out New York, Daily Express, StarTribune, Teletext (UK) atribuiram cinco estrelas (classificação máxima) ao disco desta nova “cantautora” nova iorquina.




«My One And Only Thrill» - Melody Gardot

Aos 19 anos, um grave acidente quase encerrou sua vida… mas deu inicio a sua carreira artística. Ela foi atropelada por um automóvel quando retornava de bicicleta a sua casa. Resultado: múltiplas-fracturas na região pélvica, cervical e da cabeça. Para recuperar alguma de suas antigas habilidades cognitivas, o seu médico recomendouque fizesse o uso da música como terapia. Foi presa a um leito que ela compôs e gravou as canções do EP intitulado “Some Lessons:The Bedroom Sessions”, vendido pela internet, que chamou a atenção da rádio local. Hoje, aos 23 anos, ela continua lutando contra as sequelas do acidente que a obrigaa usar constantemente óculos escuros (hipersensibilidade a luz e ruídos), bengala para se apoiar, e um dispositivo preso à cintura que estimula a produção de endorfina em seu organismo, tornando suas dores mais suportáveis. O uso de elementos do Jazz, Blues e Folk em suas composições e o seu jeito suave dede cantar, nos faz lembrar de outra cantora… Norah Jones. Mas as semelhanças entre esses dois talentos param por aí. Ela tem uma rara capacidade de captar humor e emoção no que faz.




«Cacique '97» - Cacique '97

Lisboa sempre foi um palco do encontro de várias culturas, em grande parte devido ao seu passado como capital de um império colonial em África e na América Latina.
Hoje em dia é um caldeirão de criatividade que atrai artistas de todo o Mundo e é um espaço privilegiado onde músicos se encontram, partilham ideias e misturam ritmos. É desta mistura que, em 2005, nasce o colectivo afrobeat Cacique '97.
Com músicos de origem moçambicana e portuguesa, este colectivo engloba elementos de grupos como os Cool Hipnoise, Philharmonic Weed e The Most Wanted, projectos bem conhecidos nas áreas do funk, reggae e do som afro.
A paixão pela música de Fela Kuti e Tony Allen uniu estes músicos para a concretização de um objectivo comum: criar um colectivo que espelhasse a mestiçagem lisboeta, através do cruzamento do ritmo caracteristicamente nigeriano que é o afrobeat, com a tradição musical dos países lusófonos, sempre tão presente na capital portuguesa.
Os Cacique '97 pretendem dar origem a uma banda sonora global dos novos tempos sem perder o lado reivindicativo e de promoção da consciência social característica do afrobeat.

0 Costelinhas: