Programas Miticos da TV: Era uma vez o espaço

Meus amigos... que posso eu dizer em relação a esta série. Esta foi daquelas séries que que me marcou mesmo. Mesmo passado uns anos valentes sobre a primeira emissão desta série, quem é que não se lembra ou ainda canta a musica? Quem pergunto eu!?

Quando encontrei o genérico no youtube, dei por mim a cantar a música e a sorrir. É daquelas músicas que me faz lembrar o meu tempo de menino, em que a minha maior responsabilidade era ter o quarto arrumado, fazer os deveres e... pouco mais. Faz lembrar os tempos em que acordavamos de manhã, comiamos a bonecada toda de manhã, depois era brincar na rua até ao almoço, que era comido rápido porque tinhamos mas cenas para fazer até as 20h00. Era incrivel o tempo que passavamos na rua em tempo de férias e nos fins de semana.

Mas esta série era mais que entretenimento, ensinava também. A vertente educativa que é desprezada pela bonecada actual. O Mestre, o Pedrinho e a Psi, eram grandes educadores.

Deixo-vos com o genérico e a letra para que possam acompanhar a música. Musica que não é cantada pelo Paulo de Carvalho, embora seja muito parecida. Ele próprio confirmou isso num dos programas de rádio do doido do Alvim.

Lá em cima há planícies sem fim
Há estrelas que parecem correr
Há o Sol e o dia a nascer
E nós aqui sem parar numa Terra a girar

Lá em cima há um céu de cetim
Há cometas, há planetas sem fim
Galileu teve um sonho assim
Há uma nave no espaço a subir passo a passo

Lá em cima pode ser o futuro
Alegria, vamos saltar o Mundo
E a rir, unidos num abraço
Vamos contar uma história
Era uma vez o Espaço

lalalalalala

Lá em cima já não há sentinelas
Sinfonia toda feita em estrelas
Uma casa sem portas nem janelas
É estender um braço e tu estás no Espaço!

3 Costelinhas:

Vitor disse...

Grande Nico ..... sim senhora...belo programa ... éramos putos e gostávamos de ser putos....víamos desenhos animados e aprendíamos ao mesmo tempo....não necessitamos de Teletubbies para nada.....
Deste programa lembro vagamente ...mas o que me lembro perfeitamente ..como se fosse ontem é do Era uma vez...o Corpo Humano....esse sim lembro perfeitamente....mas tenho uma dúvida....são contemporâneos certamente, o grafismo é o mesmo, mas qual veio primeiro... O espaço ou o Corpo Humano??

Raqui disse...

O outro chamava-se "Era uma vez a vida" :)
Também não arrisco em qual apareceu primeiro! Os dois programas eram fantásticos e fizeram mais por mim do que muitas aulas de ciências...

Nuno Marques disse...

Ok....

Então é assim:

Era uma vez o Homem - 1978
Era uma vez o Espaço - 1982
Era uma vez a Vida - 1986
Era uma vez os Americanos - 1991
Era uma vez os Descobridores - 1994
Era uma vez os Exploradores - 1997

Correm rumores que existem torrents no Btuga com a serie ou na mula. Quem conseguir arranjar que diga alguma coisa. Estou interessado. Na serie do espaço e na vida... Sao 26 epe cada uma.